Insights Editage

Nesta seção, o Dr. Eddy explica o básico da publicação em periódicos de língua inglesa, compartilhando o conhecimento que ele construiu em anos de experiência como pesquisador. Leia as dicas do Dr. Eddy para ter sucesso na publicação.


Como identificar e lidar com conflitos de interesse na publicação científica

Ao publicar um artigo científico em inglês, os periódicos geralmente pedem que o autor inclua uma declaração ao final: “o pesquisador afirma que não há conflitos de interesse.” Esta declaração garante que a pesquisa é objetiva e honesta. Ela implica que os resultados não foram influenciados por fatores externos ou má conduta, como troca de incentivos financeiros por resultados positivos. Se a pesquisa é financiada por uma empresa, o autor deve fazer uma declaração pública que não há viés tendencioso na pesquisa. Esta é uma forma de estar de acordo com o código de conduta necessário à publicação acadêmica, ao mesmo tempo em que a contribuição da empresa é reconhecida.


Vamos entender detalhadamente o que conflito de interesse é: um conflito de interesse surge quando o interesse básico da pesquisa é influenciado por um interesse secundário que pode prejudicar o julgamento profissional e os objetivos do projeto. Aqui, o interesse básico se refere ao objetivo principal do trabalho, incluindo benefícios de empregados, saúde do paciente, honestidade acadêmica e responsabilidade social, enquanto o interesse secundário inclui não apenas benefícios financeiros, mas também ganhos profissionais e pessoais. O conflito de interesse relacionado ao benefício financeiro é o mais fácil de ser identificado porque o benefício financeiro pode ser facilmente traqueado e quantificado. Não há nada de errado em pesquisadores que têm outros interesses ao publicar um artigo, por exemplo, uma promoção ou um salário maior, desde que esses interesses secundários não se sobreponham ao interesse básico da pesquisa.

No campo da pesquisa médica, os maiores conflitos de interesse podem surgir entre pesquisadores médicos ou farmacêuticos e corporações de tecnologia médica. Um dos pontos de conflito mais comuns é uma corporação que influencia um pesquisador a exagerar os efeitos de uma droga ou tratamento. Para evitar esses conflitos, pesquisadores, editoras, agencias financiadoras e supervisores devem cumprir com suas responsabilidades das seguintes forma:

Pesquisadores: Para garantir que a pesquisa seja conduzida de forma independente e com valor científico, autores são responsáveis por divulgar suas relações de financiamento com grandes empresas para a instituição a qual estão vinculados e para o público, se necessário.

Editoras: Para salvaguardar os direitos dos autores e dos revisores, as editoras são responsáveis por (a) selecionar revisores que não possuam conflito de interesse com os autores, (b) proteger a identidade dos revisores, e (c) manter um padrão neutro e objetivo no processo de revisão por par. O movimento de Revisão por Par aberta pode ser um desafio grande a esses requisitos.

Financiadores: Financiadores são responsáveis por respeitar a autonomia e independência de um pesquisador e não devem interferir com o processo de pesquisa.Financiadores também precisam divulgar os detalhes do financiamento para a organização do pesquisador e o público, se necessário.

Supervisores de pesquisa: Os supervisores de pesquisa são responsáveis por procurar qualquer conflito de interesse potencial regularmente. Supervisores podem pedir aos financiadores e pesquisadores para divulgarem publicamente seus conflitos de interesse. Organizações devem também ter orientações relevantes e abrangentes para previnir qualquer má-conduta que possa acontecer devido a qualquer conflito de interesse subjacente.
Autor: Xuejun Sun